Pierrot

Pierrot
la tristesse

segunda-feira, 21 de abril de 2014

A escravidão dos cavalos II



Quando eu era jovem
Era como um cavalo forte:
Levava o mundo
Aos coices e relinchos.
Hoje me pergunto para onde vou.
Não tenho mais a força dos coices
E os relinchos
Não me trouxeram sabedoria.
Meu espelho empoeirado
Reflete a desolação que sou:
Em algum lugar do passado
Deixei um pedaço de mim
Que não quis mais me acompanhar.





for sale

"o dollar não é real."
             Tom Zé

Eu vendi tudo que tinha
Para saber
E soube
Que tudo que sabia
Estava vendido,
E eu vencido,
Já não cabia
No meu esconderijo.

terça-feira, 15 de abril de 2014

MERDA


Polivitamínicos
Barbitúricos
Antidepressivos
Um corpo nu estendido na cama
Beber água
Leituras
Exercícios ao ar livre
Preciso me livrar de todas estas drogas
E cometer suicídio.




sexta-feira, 11 de abril de 2014

Agonia


há muito tempo
não acontece nada
e eu espero
como água parada.

há tempos eu fico
revendo estórias banais
sem partir
os dias passam iguais.

ela nunca chegou cedo
eu ficava contando as horas
e antes de sentir medo
já estava indo embora.

Canção do mar chorando


Pelas mais belas estrofes melodiosas
Qual borbulhas de peixe canoro vindas
Dos mais longínquos abismos do oceano,
Trazendo à tona a estentorosa voz
Do jovem marujo,
Náufrago que encerras em ti,
Ó Abissal do Atlântico,
Dá queixa a Viuvinha que vela,
E pranteia,
Aumentando as tuas profundezas:

         "frágil, tão frágil, pálido amor,
           Que mal caiu no mar
           E já se afogou.
           Deixa eu cantar minha nova canção, amor,
           Para mais solidamente restaurar
           O mundo que sem nós desmoronou."


apenas bons amigos


Eu não vou me desculpar;
Eu disse o que disse
Porque amar sozinho é o fim!
Você não precisava suportar tanto
Mas, quando rastejei humilhado
Implorando perdão
Devia ter reconsiderado.
Eu sei o que fiz você sofrer
E só entendi o meu erro
Ao reconhecer a nobreza dos gestos
Feitos em nome desta amizade.
Não volte se ainda estiver magoada;
Por enquanto é definitivo!

Um poder em nós


É força "divinal"
O meu corpo em febre
Ardente em brasa
Ao contacto da tua pele.

       Num segundo só
       Antes que fosse embora
       Eu dizendo as palavras mágicas:
       Fica, todo tempo de amar é agora.

Neste ponto da eternidade
O fogo do meu corpo no teu corpo
Passado pelo caminho da alma - gêmea -
Passando de um para o outro.

   Nenhum de nós foi embora
   Porque o desejo não quis
   Ficou em nós, trêmulo, em "oração"
  Torcendo por fazer(se) feliz.

Não se faz voltar atrás
O que não é partir
Todas as estradas dão em nós
Nossos caminhos nos trazem aqui...

       Em ti acabam os poemas tristes
       Desfazem-se as páginas que choram
       Dois corações, agora uma só alma
       Dentro da esfera dos que se adoram.



Sudoku/Kumon


Não sei matemática
Essa ciência prática.
Números não têm graça
Nem sempre são exatos
Nem sempre reais
Nem sempre naturais
Números são frios
Às vezes,
Todos os conjuntos são vazios.
Quebrados, meios, inteiros
Usados para contar dinheiro
Tantos infinitos
Num universo finito

1                2       3
Quatro cinco seis
E não: "era uma vez..."

Ensaio


Se eu te encontrasse hoje
Diria: te perdi
E agora?
Tudo em mim chora
Queria ter você
E não soube pedir.

Se eu te encontrasse hoje
Diria: estou sofrendo
Você vê?
Tudo de ti é viver
Eu vivo por te amar
E me sinto morrendo.

Se eu te encontrasse hoje
Diria: eu mudei
Não acredita?
Tudo que a minha alma necessita
Está em você
E só agora eu sei.

Se eu te encontrasse neste momento
As únicas coisas que conseguiria dizer
Seriam: eu ainda amo você
E me embargaria o pensamento.

O espírito da Guerra


Se todos os eventos têm um espírito,

A Guerra é o mais forte

E já englobou também a escravidão,

A política, os desastres naturais,

Porque a humanidade amou-a

Mais do que desprezou a paz

E mais do que amou aos vis-metais.

Eu e o Coração


O sentimento leva à ação
E a ação é incompreensível
O sentimento não.

{e o coração nada sente
ele é apenas porta-voz
da alma e da mente}

Toda má paixão 
(nem todas as paixões são más)
Nasce em detrimento da razão.

{e o coração nada diz
ele bate ou para
eu sou feliz ou infeliz}

Eu sempre comprei as minhas amizades
Se eu podia pagar tudo
Quem se importaria com lealdade?

{e o coração nada faz
eu erro por nós dois
e o culpo por não ter paz}

Deixo aos mortos chorarem seus mortos
E vou  buscar o que é meu
Ainda que por caminhos tortos.

{e o coração segue os caminhos meus
sem conseguir entender
que erros ele cometeu}

sexta-feira, 4 de abril de 2014

divindade


Minha eternidade
São alguns segundos 
Olhando-te nos olhos.

Diga-me que impossíveis
Terei que vencer
Para chegar 
Até à escultura corporal
Da forma que habitas
E prestar culto 
À beleza e à virtude.

Volteiresco Clown


Será que o meu pensar
É um existir?
Isto me faz pensar!

Correntes


Trabalhar de segunda a sábado
ônibus lotado 
trem deteriorado
marmita fria
trânsito violento
vizinho chato 
muita treta
tarde de sábado, futebol
de noite, televisão, cachaça
no domingo
a morte, à bala ou faca
no bar


Silêncio à noite




Solitude...
não devia remexer na memória
mas a solidão
aquela música
o cheiro dela
a pele
eu devia esquecer.
A solidão e a memória
são anjos de pedra
no cemitério de um coração triste:
não lembram
e não deixam esquecer.


se soubesse...


- o que você tem?
- eu não sei!
- está angustiado?
- eu não sei!
- está apaixonado?
- eu não sei!
- e quem saberia?
- eu não sei!
Se soubesse, 
eu mesmo perguntaria.

não sei dançar


Ontem,
Se soubesse dançar,
Teria largado o braço
Do camarada
E rodopiado com ela
No meio da rua mesmo...
E talvez,
Ter flores no quintal
Me fizesse sentido.
Hoje as flores murcharam.