A cada pôr-do-sol,
Revolve-me em dentro
Uma lembrança de chumbo.
Ela se foi,
Ainda vivíssima em mim,
Deixando algo de saudoso
Que eu não sei recriar,
Ou esquecer,
Nem com palavras,
Nem com lágrimas.
poesia marginal
A cada pôr-do-sol,
Revolve-me em dentro
Uma lembrança de chumbo.
Ela se foi,
Ainda vivíssima em mim,
Deixando algo de saudoso
Que eu não sei recriar,
Ou esquecer,
Nem com palavras,
Nem com lágrimas.
Se,
Para entrar em buraco de rato,
De rato você tem que transar,
Cuidado para não confundir
Buracos de ratos
Com tocas
De leões, hienas e chacais!
A sordidez pode até ser a mesma,
Mas as mandíbulas...
Quando entrei na tua vida
Eras feliz e eu não sabia
Se soubesse
Teria te evitado
Mudado de calçada
Dobrado esquinas
Levado a minha solidão
A outros descaminhos
Não era a minha intenção
Estragar uma felicidade
Que não me pertencia
Faleceu hoje
Ou amanhã, ou ontem
Anônimo
Aos 42 anos
Covid-19
Deixou companheira, filhos
Emprego extenuante
Contas impagáveis
Cobranças
Ameaças, pesadelos
Sonhos e promessas vãos
Está livre, enfim
Lamenta-se apenas
Ser esta a única forma de liberdade.
Por ela,
Enfrentei
Não o mundo,
Mas a mim mesmo:
Luta insana,
Desigual, suja!
E, fraco, covarde,
Venci-me a mim
E, derrotado,
Chorando inconsolável,
Volvi à solidão
Que sempre fui.
Para nós,
Que degustamos pequenos instantes,
A velocidade da luz
Seria se perder no tempo.
Vivemos já
Num mundo tão acelerado,
Que parece nunca ter havido
Ontem
Nem haverá amanhã;
Onde o tempo é perda de tempo,
Onde o tempo se perdeu do tempo.
Se as coisas
E as pessoas
Fossem
Como gostaríamos
Que fossem,
O mundo seria
Algo insuportável!
Como me tornei poeta?
Dizem que foi por um beijo.
Mas o beijo nem houve;
Alguns dizem que me apaixonei;
Há quem diga que havia
Uma faca entre os dentes
E outra na garganta;
E, também, quem sustente
Que simplesmente enlouqueci,
Que não tomei o remédio corretamente...
Doses excessivas, talvez...
Fato é que choro e canto,
Rio, sofro e sinto,
Suo, sangro e danço ,
Convalesço e estiolo,
Mato e imortalizo:
Doi em mim
E faço doer nos outros,
Toca em mim e floreio...
E vou metendo poesia em tudo.