Pierrot

Pierrot
la tristesse

terça-feira, 10 de abril de 2018

Os Presentes



O que pode dar um poeta?
Nada!
Entretanto,
Diferentemente de qualquer
Outra
Condição humana,
Um poeta pode dividir,
Compartilhar
Por inteiro
A sua essência
Com quantos dela necessitarem,
Sem esgotar-se nem diminuir-se.

terça-feira, 3 de abril de 2018

Talvez Seja


Do alto, vejo um clarão em linha reta
Cortando o que talvez seja uma cidade.
Talvez seja uma avenida.
Talvez seja uma autoestrada,
Que ressurge mais adiante
Após uma pequena descontinuidade,
Ligando outros clarões
Numa determinada ordem espacial
Que talvez sejam outras cidades
E, mais à frente,
Une-se a algo caudaloso,
Revelado ao luar,
Que talvez seja um rio
De argentino fluir,
E juntos, talvez levem a uma Estrela.
Talvez seja a própria Via-Láctea
E eu esteja de cabeça para baixo.
Tudo isto talvez seja possível,
Uma vez que estou voando,
À noite,
E vendo tudo isto de dentro de uma nuvem.
Me dei ao luxo de escrever
Estudando os astros no céu,
O relevo no chão.
As nuvens são como ondas,
Em um outro mar.
O rastro de um jato é uma régua.
De fato, visto do céu tudo é diferente
E não tão claro como dizem.
Um rio de nuvens segue
Um rio de águas.
As cidades, a Lua...
Talvez haja cidades na Lua,
E nos olhem com o mesmo deslumbramento.
Conceber versos em tais circunstâncias
Faz um deus um poeta
De trincheiras e submundos,
Acima de uma camada de nuvens e rente a outra,
Vendo a límpida abóbada azul,
Parecendo solto no espaço sideral,
A uma velocidade quase estática,
No vácuo,
E é quando o gênio acode,
Transformando meu medo newtoniano
Em poesia.
As montanhas de nuvens
Como os horizontes da terra
Em um novo arrebol...
Tudo isto talvez seja possível,
Uma vez que estou voando,
À noite,
E vendo tudo isto de dentro de uma nuvem...
E dos céus
Trouxe um poema
Para quem me aguardava
Em terra.




os que ficam para trás



Não importa
O quanto eu erre.
Isto vai durar
O tempo
Que duram
Os amores.
As pessoas magoadas dizem coisas...
Eu me sinto morto em vida,
Procurando dar sentido
A uma vida já sem sentido.
Tenho precisado de perdão,
O tempo todo.
Ao menos aprendi a pedir
E a perdoar a recusa.

domingo, 1 de abril de 2018

Em Descompasso




NÃO ME DEIXE ASSIM

LARGADO

PROCURANDO EM OUTROS BRAÇOS

O QUE JÁ ENCONTREI NOS TEUS

OU ENTÃO

SERÁ PRECISO OUTRO CORAÇÃO

PARA SUPORTAR O QUANTO

ESTA SOLIDÃO ME DÓI.


Estou sempre às voltas com uma metade perdida



Não há nada que comprove,
Mas histórias de amor
Devem ser mais bonitas
Quando dão certo.

Não se deve
Idealizar
As pessoas:
Você se decepciona
E machuca
A quem ama.
É claro,
Só percebi isto
Depois que magoei
A todas que amei.

Que nos perdoemos,
Pois a vida não o fará
E costuma cobrar lágrimas de sangue.
É um aprendizado valioso,
Mas ela nos tira um pedaço
Que nunca mais devolverá.

Me ensina a te odiar.

Te amar dói demais!


Entre Rosas e Espinhos




Eu

Sou um espinheiro

Que,

Por amar

A Rosa,

Quer florir

E frutiferar.