Pierrot

Pierrot
la tristesse

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Correio Elegante


Ei, você. 

Você mesmx... 

Que está lendo este anúncio:

'Doa-se amor. 

Puro.

Verdadeiro. 

Espera-se nada em troca. 

Tenho um estoque ilimitado 

E deve haver alguém 

No mundo 

Precisando de amor. 

Procure pelo meu coração.'


Pulhas


"Ain, você quer viver numa bolha, 

Numa zona de conforto?"

Absolutamente! 

Gostaria de estar rodeado 

De gente como você, 

Mas, como não tenho 

Uma metralhadora giratória...

Sim!

Eu quero uma bolha, 

Uma zona de conforto 

E máxima distância 

De gente como você; 

E foda-se!

 

2 de Maio


Um dia de trabalho 

São 24 horas de escravidão. 

Não são apenas as 6, 8, 10,

12, 14, 16 horas no eito.

O deslocamento precário, 

O intervalo mal alimentado:

Todo o dia se dissolve

Em opressão, dores, frustrações 

E cansaços, 

Em um não-viver. 

O descanso prometido, 

O merecido lazer

São falsa propaganda, 

Uma cenoura ilusória 

À frente de burros famintos. 


Calmamente...


Se, ao menos, Orco houvesse, 

Me dirijiria calma e voluntariamente 

Para lá. 

Mas, nem isso!

Errante, 

Não encontro paz

Nem nas trevas nem na luz.

Eu quero um veneno

Misericordioso,

Não destes que iludem

Ou prolongam a dor;

Um veneno libertador

Como a 'verdade' derradeira, 

A mentira vantajosa, 

O suicídio. 


Salto em Falso


Quando a dor é insuportável, 

Procuramos a saída mais rápida, 

Quase mágica, 

Como paleativo

Para, só depois, 

Buscarmos algo sólido. 

Mas, não vamos além, 

Estacamos neste engano, 

Nos agarramos ao nada,

Mesmo sabendo 

Que apenas saltamos 

De um abismo a outro.


Cena Representativa


Quando alguém dança com o diabo,

Eu sou barrado no baile,

Ou ninguém me tira para dançar, 

Ou, ainda, pisam no meu pé.

E tenho que limpar o salão 

E tenho que pagar a conta. 


sexta-feira, 22 de julho de 2022

Pobre Paulista


Sem mim, "cê" não teria nada! 

Sem mim, "cê" não seria ninguém! 

Não seria europeu, 

Nem teria sangue de índios, 

Nem teria sangue de escravizados, 

Nem nas veias, nem nas mãos; 

Não seria bandeirante, 

Nem teria metrópole; 

Não teria ódio, 

Pois odeia a mim;

Não teria amor,  

Pois desposou a minha irmã; 

Não teria casa,

Nem poderia morar sob viaduto; 

Não teria riquezas, 

Porque eu construo as riquezas; 

Não seria miserável, 

Pois a miséria é minha; 

Sem mim, "cê" não seria nada! 

Sem mim, "cê" não teria ninguém! 

 

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Amares Distantes


Que amares são os nossos? 

Não conseguimos ficar juntos, 

Não nos queremos distantes. 

Parece haver uma conspiração 

Do Universo 

Para nos juntar,

Para nos distanciar, 

Para esta solidão a dois, 

Para estes amares 

Separados. 


Sisifo


Arrastar o passado 

É como carregar 

Uma montanha 

Amassando o presente 

Obstruindo o porvir


Quadrada morro acima 

Redonda morro abaixo.

 

domingo, 3 de julho de 2022

Dó Maior

Agora, 

Que sei o quanto é triste,

O quanto dói  

Fingir não amar,

Espero nunca ser obrigado 

A fingir amor:

Eu não suportaria.


sábado, 26 de fevereiro de 2022

Mentes Perigosas

 

Mentes passionais

Como a minha

São mentes sonhadoras.

Mentes racionais

Como a minha

São mentes crudelíssimas.

Estes dois hemisférios

Unos e conflitantes

São:

Psico killer...

domingo, 20 de fevereiro de 2022

Legado de Morte

 

Era o medo 

De me tornar igual,

Mesmo sabendo

Ser pior.

Ele se foi.

Me restaram

As mãos e as palavras 

Facínoras

Que gaguejam ao pronunciar

Eu te amo,

Mas ferem como o quê!

Me restou concretizar 

O abominável,

O temível legado,

Finalmente,

Me alcançou.









Só Ando Só

 

Sei:

Não é fácil conviver comigo.

Dizem:

A minha única virtu

É compreender os outros.

Óbvio:

Não compreendo a mim mesmo.

Logo:

Não posso pedir

Que os outros me compreendam.

Duas solidões:

Uma vital.

Outra mortal.

E:

Nenhuma foi escolha.

Na poesia e na vida,

Só ando só.


Mutantes


Ou existem duas solidões

Ou a solidão tem duas faces:

Uma que inspira;

Uma que apavora.

Uma que reflete a verdade;

Uma que mente...

... E a mente apavora

O que ainda não é

Mesmo verdade.


 

sábado, 19 de fevereiro de 2022

A Queda do Abismo

 

Era

O desastre anunciado

Não sei

O onde?

O quando?

O porquê?

Passei

A ignorar

Os sinais.

Agora:

Força extrema!

Antigos espíritos do mal!

Fernando Peçonha!

Seria eu o monstro em mim?

Ou eu-monstro?







As Horas



Ontem,


Quando ainda


Era hoje


E não amanhã


Daquele dia,


Nos ponteiros digitais,


Eu fui consultar


O relógio.


 


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Fome de Lutar

Uma miséria
Para três 
Que competem entre si, 
Dá uma miséria Para cada um. 
Uma miséria 
Para três 
Que cooperam 
Entre si, 
Dá uma parte satisfatória 
Para todxs: 
Fome de Lutas.