segunda-feira, 16 de julho de 2012
O CONVITE
Chegou mais cedo do trabalho.
Tomou banho de festim
E enquanto jantava, pensou:
- E se o convite não vier?
Vestiu-se com certa pompa.
Olhou-se no espelho - impecável! -
- Se ela gosta de mim,
Certamente me convidará.
Ouviu um cd selecionando as músicas.
- Se ela gosta de mim
Pode esconder o que sente.
Sentou na cama, pegou dos livros. Não leu.
- Se somos apenas amigos...
Bem... os amigos esquecem...
Andou de um lado para o outro.
Agora tenso, confuso, trêmulo...
- Por que não convidar um amigo?
Estamos meio afastados, mas...
Deixou as horas passarem
E, sem a exata noção de tempo,
Acordou no dia seguinte
Sentado num canto do quarto...
Não foi trabalhar
E prometeu a si mesmo
Que mandaria flores;
Talvez tenha esquecido.
dias tristes
Agora eu fico só olhando tempo...
Tão pouco durou o meu sonho
E, desde que me perdi neste pesadelo,
Não encontro você e nem o seu perdão.
Eu não quero te esquecer
E não farei esforço algum
Para tirá-la do meu pensamento.
Vai embora e volta,
Abre a porta e fecha,
Passe a mão sobre a minha cabeça:
Basta um sorriso seu e me derreto.
Eu devia te procurar
Antes que esta culpa me consuma.
Vou contar o meu profundo drama
E rezar para que você não guarde mágoas.
Todos os meus dias têm sido assim.
Cautela
A felicidade tem me causado
certos transtornos, ou confusões,
de modo a não deixar
que eu me iluda com este momento.
Vai passar!
Talvez para melhor;
e venho contando os passos
para não ser surpreendido.
Todas as pessoas traçam planos
esperando dias mais afortunados;
eu, sempre que as coisas deram certo
fui pego de maneira tal
a me atirar ao precipício
para escapar à inesperada dádiva,
e, na atual conjuntura,
quando me flagram sozinho ou absorto,
respondo que é a felicidade,
sem saber exatamente
que tipo de ventura
me aguarda logo adiante;
eu tenho ponderado muito
sobre a minha felicidade.
sábado, 14 de julho de 2012
LESTE,
ou onde o horizonte toca o chão.
Se um dia você estiver perdida,
precisando de carinho,
de alguém pra cuidar de você,
me procure.
Se um dia você encontrar tudo isto
e eu não estiver por perto,
me procure.
Eu certamente estarei perdido,
precisando de carinho,
de alguém pra cuidar de mim,
procurando por você.
Se um dia você estiver perdida,
precisando de carinho,
de alguém pra cuidar de você,
me procure.
Se um dia você encontrar tudo isto
e eu não estiver por perto,
me procure.
Eu certamente estarei perdido,
precisando de carinho,
de alguém pra cuidar de mim,
procurando por você.
Regueiros
Meus irmãos estão aqui
Você não está nem aí
Meus irmãos estão aqui.
Barbas por fazer
Muita coisa pra dizer
Você não quer nem saber.
Meus irmãos querem justiça
Você tem uma verdade postiça
E semeia a injustiça.
Meus irmãos querem a paz
Pagam pelo que você não faz
E a sua guerra gasta mais e mais.
Quase todo dia
- Olá.
- Olá.
É o mesmo olhar mudo, intrigado,
Querendo dizer... e calado...
E diz que não acabou ainda.
Mas desta forma está machucando,
Está fazendo sofrer
Como o amor de um só.
Assim:
A razão mandando ir lá.
O coração pedindo para ficar.
E eu, juiz de mim, indeciso.
O melhor momento
Jamais havia me sentido tão feliz!
Eu preciso agora
Ou ter você
Ou me libertar da tua presença.
Deus do Céu,
Estou sofrendo!
Fora do tempo e no mesmo lugar
Já passou.
Eu sei que já passou.
Quais são as cores
Que vão fazer você lembrar
O que mais ama em mim
E agora não vê mais
E não tem coragem
De pedir
Pra eu voltar a ser?
Tem tanta coisa entre nós,
Nos parecemos muito, sim,
E só você cega
Tentando não ver.
Ah, chegando a hora de ir,
Você engolindo as palavras,
Meu coração já sabe
Que não está tudo bem.
Se vai partir,
Eu também vou partir,
Pois não dá pra ficar aqui
Sempre lembrando nós dois.
Este lugar vai ficar vazio
E as pessoas ao redor
Se perguntarão se nós
Sabemos mesmo
A hora e aonde ir.
Última esperança morta
Sinto às vezes uma vontade enorme
De não ser compreendido.
Não ficarei bem, mas suportarei.
O resto é contar as horas,
Esperando o último milagre possível,
Como um anjo decaído
Entregando a sua auréola.
Não há nem um sonho
Para alimentar esta loucura
E o contrato cego dos que acendem a noite
Existirá no âmago
Da escravidão congênita
Para a qual fomos educados
E,
Mais esforço do que fizmos pela liberdade
Fazemos presentemente
Para volvermos à servidão.
cara-de-paisagem
Eis que chegam os ventos outonais
E mudam toda a paisagem.
Espero que estes ventos mais amenos,
Que derrubam as folhas,
Não gelem meu coração.
Vendo as nuvens indo a outra direção
Percebo que só a minha tristeza persiste,
Mudem os ventos o que mudarem.
E nem é mais a juventude,
Com a sua ânsia de viver,
Nem é esta mágoa da vida,
Que levarei ao túmulo.
Os sonhos, outrora perdidos, voltaram,
Cada um mais ilusório,
Cada um mais colorido.
Todos os meus sonhos reverdeceram.
Por hoje, eu só preciso do pequenino milagre
Que me fará adormecer.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Behaviorismo Apocalíptico
Juntar os poetas
num mesmo lugar
os torna manada
um alvo fácil
e já é o tempo
em que as manadas
serão exterminadas.
Assinar:
Postagens (Atom)