Do que eu sei do Brasil,
Para quem vem do Piauí
O Velho Chico é mais poético
Entre Petrolina e Juazeiro.
Do que eu sei do Brasil,
Faz sol do Chuí ao Oiapoqui;
No sul, entre nuvens;
No Carirí, puro.
Do que eu sei do Brasil,
Adoramos o Rio o ano inteiro
E moramos na garoa de Sampa.
Do que eu sei do Brasil,
A devastação dos recursos naturais,
A indústria da seca,
O caos dos grandes centros
E a distância entre as capitais
Nos fazem volver o olhar
Para Brasília,
Aí eu não sei mais do Brasil.
Do que eu sei do Brasil,
Se canta e se dança e se lastima
Em novenas e carnavais.
Do que eu sei do Brasil,
De Áfricas, de Ásias e de Oropas
E de um Índio
Que Caetano trouxe duma estrela...
Do que eu sei do Brasil,
Toquem violas, guitarras,
Tambores e penas
Para compor um novo Hino Nacional:
Pátria amada, Mãe traída,
Terra adorada subtraída,
Nunca iremos te amar;
Dos filhos teus, ingratos mil
Pelo mal que te fazemos, ó Brasil,

Nenhum comentário:
Postar um comentário